Como se tornar um Makários?

Para se tornar um Makários basta você Crer que Jesus Cristo é Senhor de Sua Vida e Segui-LO... Como podemos seguir Jesus? Basta olhar para a Palavra de Deus (Bíblia Sagrada).
Seguir a Jesus é seguir Sua Palavra... Seus Ensinamentos... E ser Fiel e Obediente a Ele segundo o que nos revela à Sua Palavra... Assim você pode se tornar Bem-Aventurados e Felizes... Isto é Ser Makários... Participe conosco!

Pesquisar este blog

CORPUS CHRISTI

Corpus Christi

O que é isto? A tradução literal da expressão latina é "Corpo de Cristo". Refere-se a uma solenidade católica celebrada anualmente na primeira quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, para comemorar a eucaristia. A primeira pessoa a pensar em uma festa especial para o sacramento eucarístico foi Santa Juliana (1193-1258), freira do convento agostiniano, que compartilhou sua idéia com o bispo que ordenou a celebração da festa em sua diocese. Em 1264 o Papa Urbano IV ordenou a celebração da festa de Corpus Christi em todo o mundo. “Corpus Christi” é, portanto, uma tradição católica. O protestantismo e as igrejas ortodoxas não têm nada que seja similar.

Contudo, a celebração da festa faz pensar em algo importante, a celebração da eucaristia por Jesus e seu significado. Toda a cristandade tem no partir do pão e no beber do cálice seu ritual mais significativo. Afinal de contas, o que Jesus quis dizer quando afirmou "isto é meu corpo"?

A tradição católica entende as palavras de Jesus em sentido literal. Ou seja, no momento da consagração do pão e do vinho – acontece uma mudança na “substância” destes, ainda que isto seja imperceptível aos sentidos humanos. A esta compreensão dá-se o nome de “transubstanciação”, que significa literalmente "mudar de substância".

Lutero sempre teve a celebração da ceia do Senhor na mais alta conta. Ele divergia da compreensão católica tradicional, mas afirmava que, de alguma maneira, o próprio Jesus se faz presente no momento da ceia, “junto com”, “em com” “e sob” o pão e o vinho. A esta compreensão dá-se o nome de “consubstanciação”, que significa literalmente "com a substância".

Zuíglio e João Calvino, outros reformadores, divergiram das duas interpretações. Para eles, as palavras de Jesus ditas por ocasião da última ceia devem ser entendidas de modo simbólico, e nunca de um modo literal. Portanto, o pão e o vinho simplesmente simbolizam o corpo de Jesus morto na cruz e Seu Sangue Derramado. A maioria absoluta dos evangélicos no Brasil, pentecostais e não pentecostais, entende a Ceia de maneira apenas simbólica.

João Calvino contribuiu também para o debate com outra perspectiva. No momento da eucaristia Jesus se faz presente de maneira real, não nos elementos em si, mas no coração dos fiéis. Esta é a “Presença Real” de Jesus na Ceia.

Ninguém pode negar a importância da ceia.
Ninguém pode negar a importância desta celebração na caminhada Vcristã.
Ninguém pode negar a presença de Jesus Cristo na vida dos que crêem.

É um momento de renovação de forças para continuar na jornada da fé, do amor e da esperança, no seguimento daquele que se deu por nós, para nossa salvação.

Há Poder em Participarmos da Santa Ceia do Senhor; Jesus espera isso de todos aquele que nEle Crê! Mas não podemos cumprir esse ato tão Solene de qualquer maneira... Não! Tudo deve ser Com Ordem e em Obediência...
Pois: “Se não conseguimos Lhe obedecer numa simples Ordenança... Como seremos Dignos de Cristo Jesus?”

Em Cristo e Por Cristo Jesus Nosso Senhor!
Telma Regina


Nenhum comentário:

Postar um comentário